quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O "SMILEY" celebrou 25 anos


Dois pontos, hífen, fechar parênteses - com esta simples sequência de teclas, acabou de gerar um dos mais importantes símbolos da cultura digital. Apostamos que já o fez inúmeras vezes, mas sabe como surgiu?
EMOÇÕES
Como todas as invenções, o Smiley surgiu para resolver um problema. Em 1982, as BBS - precursoras dos actuais fóruns de discussão - estavam em plena voga.Muitas das mensagens apresentavam um tom humorístico, mas nem todos compreendiam o sarcasmo nelas contido. Para acabar com as intermináveis discussões originadas por estes mal-entendidos, o professor Scott E. Fahlman, da Universidade Carnegie Mellon, propôs a utilização dos caracteres :-) e :-( para atribuir a conotação correcta às opiniões expressadas.
PORQUÊ :-) ?
Na verdade, quando o Smiley digital foi criado, a simpática face amarela com dois olhos e sorriso rasgado era já era bastante popular nos EUA. A sua criação deve-se a Harvey Ball, designer gráfico norte-americano, que em 1963 foi desafiado por uma companhia de seguros a criar um elemento visual que estimulasse o bom humor e o moral dos funcionários, afectados depois de um traumatizante processo de fusão corporativa. A campanha comprovou-se um sucesso estrondoso. Ball, contudo, recebeu apenas 45 dólares pelo trabalho e nunca reclamou direitos de autor.
GRANDE IDEIA
A popularidade do Smiley surgiu no início dos anos 80 quando dois irmãos, Murray e Bernard Spain, tiveram a ideia de criar um linha de produtos baseada neste gráfico. Como o símbolo já caíra em domínio público, ambos angariaram milhões de dólares com a venda de canecas, t-shirts, autocolantes e muitos outros artigos decorados com a sorridente figura, sempre acompanhada da frase "Tenha um dia feliz".

ÍCONES EMOCIONAIS
Os ícones emocionais ou emoticons são representações gráficas e textuais de emoções ou estados de espírito. A cara sorridente é apenas uma das imensas que foram entretanto criadas:
::-/ Com dúvidas
8-O Assustado
#-) Cansado
%-) Confuso
8-) Feliz de olhos arregalados
:'( A chorar
:-O Espantado
[B-]= Frankestein
:-P Língua de fora
3:-) Pessoa com cabelo encaracolado
@:-) Pessoa com cabelo ondulado
(*]:-) Polícia
[DD]

Sem comentários: