segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Descansa em paz o Mago do Silêncio



O grande mímico francês Marcel Marceau, considerado o Charles Chaplin dos palcos, faleceu em Paris no passado sábado aos 84 anos de idade.

Nascido no dia 22 de março de 1923 em Estrasburgo (leste da França), Marcel Marceau levou a arte da mímica a patamares jamais alcançados no papel de "Bip", o grande personagem criado por ele em 1947 e que o tornou famoso.

De aparência frágil mas com grande vivacidade, Marceau foi o artífice do renascimento, após a Segunda Guerra Mundial, da arte da pantomímica, que havia sido obscurecida pelo cinema mudo de Charles Chaplin, Buster Keaton e Laurel e Hardy.

Única 'trupe' de mímica no mundo nos anos 1950 e 1960, a Companhia Marcel Marceau actuou nos principais teatros da França e do Mundo, fazendo grande sucesso.
De 1969 a 1971, Marceau lecionou na Escola Internacional de Mímica, antes de criar a Escola Internacional de Mimodrama em Paris no ano de 1978.

Conhecido em todo mundo pela sua versatilidade teatral mímica, Marceau foi nomeado Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas para o Envelhecimento, e foi agraciado com muitos prémios, incluindo o Deburau (1948), além de dois Emmy pelos seus programas de TV.

Em 2005, aos 82 anos, realizou uma série de espectáculos de despedida pela América Latina, que o levou ao Brasil, a Cuba, à Colômbia e ao Chile.

Esteve em Portugal pela última vez em 2003. [AFP]

Sem comentários: