sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Dalai Lama em Portugal

O líder espiritual tibetano Dalai Lama foi recebido em audiência na Assembleia da República por representantes de todos os partidos, onde falou também da harmonia religiosa e dos valores humanistas.
Dalai Lama salientou que o Tibete terá «maiores benefícios» se continuar ligado a um país «maior e mais avançado» como a China.
«Todos os tibetanos querem modernizar o Tibete«, salientou.
Esta é a primeira vez que o Dalai Lama foi recebido pela Assembleia da República - antes da audiência com os deputados esteve reunido com o presidente do Parlamento Jaime Gama durante uma hora.
Em Novembro de 2001, o Dalai Lama foi recebido fora do Parlamento, num hotel de Lisboa, por deputados do PS, PSD, CDS-PP e BE e pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, fora do Palácio de Belém, no Museu Nacional de Arte Antiga.
O Dalai Lama chegou quarta-feira a Lisboa para uma visita de cinco dias. Além de uma conferência pública, estão previstos encontros com deputados e com o Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio. O Dalai Lama, Prémio Nobel da Paz em 1989 pela sua dedicação não-violenta pela causa do Tibete, abandonou as exigências inicias de independência e o objectivo é agora uma «autonomia real e significativa» que preserve a cultura, língua e ambiente do Tibete.

Sem comentários: