sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Origami, uma arte com magia




Foram os Japoneses que criaram esta arte de dobra de quadrados de papel em diversas formas que conjuga criatividade, paciência e perfeição. O nome Origami, resulta do japonês Ori (dobrar) e Kami (papel).
Sendo o papel um material bastante acessível, esta arte foi-se tornando cada vez mais popular no seu país de origem. No entanto como este povo é conhecido por evitar os desperdícios, todos os bocados de papel eram guardados para posteriormente serem utilizados em novos modelos Origami.
Os modelos de Origami eram transmitidos verbalmente, de geração em geração. Não existiam instruções escritas, durante séculos os conhecimentos foram passando de boca em boca.
Em 1787 foi publicado o primeiro livro de Origami, que continha as primeiras instruções para dobrar um pássaro sagrado do Japão.
Também os Mouros do Norte de África trouxeram a dobragem do papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII. Usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia a criação de formas animais. Da Espanha espalhar-se-ia por toda a Europa e América do Sul. Com as rotas comerciais marítimas, o Origami chega aos Estados Unidos.
Experimente em sua casa ou no escritório dobrar um pedaço de papel e transformá-lo em arte, como este pequeno exemplo:

http://dev.origami.com/images_pdf/baby_elephant.pdf

1 comentário:

Anónimo disse...

Bastante interessante,parece-me relaxante e ideal para tardes em família.
Silveira