sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Alentejo com novo museu e visitas guiadas entre os dias 28 e 30


A abertura de um museu dedicado à mais antiga escrita da Península Ibérica, visitas guiadas a monumentos, concertos, conversas e exposições vão marcar o «diálogo» dos alentejanos com o património, entre 28 e 30 deste mês.


As iniciativas são os «contributos» de 14 municípios do Alentejo para as Jornadas Europeias do Património (JEP), que se realizam em todo o país, centradas no tema «Património em Diálogo», para sensibilizar os povos para a importância da salvaguarda dos monumentos.


O Museu da Escrita do Sudoeste abre dia 29, em Almodôvar (Beja), para desvendar achados epigrafados com a mais antiga escrita da Península Ibérica, como uma estela funerária com uma das maiores inscrições da também conhecida como escrita tartéssica.


Os roteiros culturais com visitas guiadas a monumentos de referência são os principias contributos da maior parte dos municípios alentejanos que aderiram às Jornadas, com destaque para uma visita à antiga Cadeia Comarcã de Estremoz (Évora), que foi recuperada e transformada num restaurante.


Durante a visita, dia 29, os interessados vão ficar a saber a história da cadeia e a integração arquitectónica do edifício, dos finais do século XV, no burgo medieval da cidade.
Os visitantes vão também conhecer o projecto que transformou a antiga cadeia no actual restaurante «A Cadeia Quinhentista» e que é considerado um «exemplo de recuperação, reabilitação e valorização de um edifício de interesse histórico».


Além de Estremoz, as visitas guiadas também vão «dar vida» a vários monumentos, como museus, edifícios religiosos e sítios arqueológicos, dos concelhos de Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Ourique e Vidigueira (Beja), Avis, Elvas e Monforte (Portalegre) e Grândola (Setúbal).


Diálogos entre especialistas e estudantes sobre heranças patrimoniais, em Santiago do Cacém e uma palestra com recriações teatrais sobre as pessoas e as histórias da freguesia de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, vão marcar as ofertas no litoral alentejano.


O gabinete de arqueologia do município de Alcácer do Sal, também no litoral alentejano, vai aproveitar as Jornadas para apresentar, nos dias 28 e 29, às 10:00, na aldeia de Santa Catarina dos Sítimos, os resultados da campanha deste ano de escavações na «villa» romana de Santa Catarina.


Diário Digital / Lusa

Sem comentários: