segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Alterações climáticas


A humanidade expandiu-se na Terra em especial após a última glaciação. Quanto ao impacto na natureza, a presença do Homem distingue-se dos outros animais pela capacidade de alterar o espaço à sua volta. O mundo, tal como o conhecemos hoje, é o resultado de milhares de anos de evolução do pensamento do Homo sapiens.

As alterações do clima são acontecimentos naturais que ocorrem desde sempre. Durante o último século, contudo, as alterações registadas têm sido mais pronunciadas do que em qualquer período registado até ao momento.

Uma das conclusões indica que estas alterações são resultado de intensas intervenções humanas sobre o meio natural com repercussões no clima e que se reflectem a uma escala regional e global. Prevê-se que as temperaturas médias globais aumentem entre 1 e 3.5ºC até 2100 e que o nível médio das águas do mar aumente entre 15 e 95 cm. O aumento da concentração dos gases de estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, tem sido apontado como uma das principais causas destas alterações no clima, que terão impactes directos negativos sobre os ecossistemas terrestres, nos diversos sectores socio-económicos mundiais, na saúde pública e na qualidade de vida das pessoas em geral.

A camada protectora da Terra, constituída por vapor de água e gases de estufa como o metano, o óxido nitroso e principalmente o dióxido de carbono (CO2), reflecte a radiação infravermelha emitida pela superfície da terra impedindo que parte desta seja perdida para o espaço, tal como uma parede de vidro numa estufa. Como consequência dá-se o aquecimento da superfície da troposfera.

O CO2 resulta da queima de matéria orgânica e da respiração dos animais e plantas. O grande aumento de CO2 na atmosfera resulta do facto das emissões deste gás resultantes das actividades humanas (por exemplo, a queima de combustíveis fósseis - petróleo, carvão) não serem totalmente compensadas pela assimilação fotossintética do carbono na biosfera.

Para ultrapassar esta situação é necessário que haja um esforço de consciencialização global sobre a importância do problema. Podemos e devemos procurar alterar este estado das coisas através da adopção de algumas boas (e simples) práticas, nomeadamente:

Ar condicionado com a potência adequada;
Abrir o frigorífico apenas as vezes necessárias;
Usar lâmpadas económicas;
Ter janelas com vidros duplos para conservar o calor ao máximo;
Separar o lixo;
Ir para o emprego de transportes públicos;
Desligar o computador e impressora diariamente;
Desligar da corrente os aparelhos como: televisão, aparelhagem etc., uma vez que estes mesmo em repouso asseguram gastos mínimos quando não estão desligados da corrente;Fazer uma condução regrada sem grandes acelerações e travagens.

Sem comentários: