domingo, 17 de fevereiro de 2008

Mayra Andrade


A cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, distinguida o ano passado com o Prémio da Crítica alemã pelo seu álbum "Navega" e nomeada para um BBC Rádio 4 World Music Award, inicia no próximo dia 22 uma digressão por seis palcos portugueses.

A digressão da cantora começa no Centro Olga Cadaval, em Sintra, seguindo para Setúbal, onde actua, dia 23, no Fórum Luísa Todi.

Acompanham Mayra os seus músicos habituais, designadamente Nelson Ferreira (viola), Tarcísio Pinto Gondim (viola), Ricardo Fernando Pinto "Feijão" (baixo) e José Luís Nascimento (percussão).

De Setúbal a cantora ruma a Lisboa, subindo dia 25 ao palco do Teatro S. Luiz.
Em declarações à Lusa, Mayra Andrade prometeu "soltar a música e deixá-la contagiar as pessoas".

Nas palavras da cantora, a música cabo-verdiana que interpreta é "aberta ao mundo, não fechada em si mesma" e é "simplista" deduzir que o facto de "soar diferente da tradicional" se deve a "influência brasileira".



Mayra segue depois para Coimbra, onde actua dia 29 no Convento de São Francisco, e no dia seguinte estará em Braga, no Theatro Circo. A digressão termina dia 03 de Março no Porto, na Casa da Música.

Mayra tem actuado com regularidade em Portugal. o ano passado participou no Festival Sudoeste e no África Festival.

Aos 16 anos, em Junho de 2001, Mayra, filha de pais cabo-verdianos, nascida em Cuba, alcançou a medalha de ouro nos Jogos da Francofonia, no Canadá.

Foi o começo de uma carreira que levou já a partilhar palcos com cantores como Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ernesto Puentes e ainda com Charles Aznavour, com quem gravou um duo para o seu último disco.

"Navega", o seu álbum de estreia, editado pela SonyBMG, é composto por 13 temas escolhidos por Mayra que quer ver "sair mais cá para fora os novos poetas que escrevem em crioulo".
Mayra Andrade, 22 anos, considera que faz "parte de um leque de artistas que tem dado à música cabo-verdiana oportunidade de renovar e conquistar novos horizontes".

2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. 2008-02-05]

Eusébio foi "estrela" no Parlamento Europeu



O antigo futebolista internacional português Eusébio foi a grande «estrela» da exposição sobre o Benfica, hoje inaugurada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com dezenas de admiradores a pedirem autógrafos a um dos grandes «responsáveis» pelos troféus expostos.
«Estou muito orgulhoso. Nem todos os jogadores vêm aqui assinar autógrafos para os fãs do Benfica e não só, também para as pessoas que gostam do futebol», comentou Eusébio da Silva Ferreira, que, juntamente com a judoca Telma Monteiro e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, inaugurou a exposição Mais de 100 anos de lenda.
Para o presidente Luís Filipe Vieira, o dia de hoje representa «um marco bastante importante» para o Benfica, pois constitui «um claro sinal de respeito e admiração por um clube que muito deu ao desporto nacional e europeu ao longo da sua história».
Referindo-se em concreto aos troféus expostos em «pleno coração da Europa», o dirigente comentou que faz recordar o passado mas também pensar no futuro. [sol 2008.02.16]